tá falando russo.
sem saber muito o porquê, nesta edição vamos explorar as nuances da comunicação dos clubes russos no tiktok.
Mas, antes…
Você tem uma missão. Essa newsletter era escrita apenas para minha (humilde) base de seguidores lá no LinkedIn e devido essa migração preciso da ajuda de vocês para mandar esse conteúdo para pelo menos 3 pessoas.
Dessa forma, nossa pirâmide comunidade começa a ser construída por aqui também.
Agora, vamos a pauta da semana.
Você não leu errado. Vamos falar sobre um assunto que muito me intriga há bastante tempo: os perfis dos principais clubes russos no TikTok.
Estamos falando de Zenit, CSKA Moscow, Krasnodar, Spartak Moscow, entre outros presentes no imaginário do torcedor brasileiro.
Diferente do que é visto ao redor do mundo, os clubes russos desenvolveram uma estratégia bem assertiva (e inusitada) na plataforma.
Eles usam e abusam do humor em seus perfis. Seja para zuar os principais adversários do país, tirar sarro com eles mesmos ou apenas cutucar um clube do outro lado globo só por diversão (e engajamento).
🧑🔬 O Zenit, por exemplo, é um caso que precisa urgentemente ser estudado por profissionais extremamente capacitados – ou precisamos apenas descobrir o nome do estagiário brasileiro que eles contrataram.
O feed do clube de São Petersburgo é repleto de referências da nossa cultura. Lá você vai encontrar áudios que viralizaram no Brasil, personagens relevantes para o nosso público como Luva de Pedreiro, Neymar, IShowSpeed, e até mesmo memes tipicamente brasileiros.
Brincadeiras à parte. Me parece que os clubes russos construíram, de uma forma pioneira, uma maneira de se comunicar com o verdadeiro público da plataforma e acabaram virando referência.
Alguns clubes como Sporting (Portugal), Mainz 05 (Alemanha) e Club Brugge (Bélgica), já publicaram conteúdos com esse mesmo racional por trás e os resultados foram espetaculares.
Tá bem. Eu sei que cada país consome o esporte a sua maneira e não é porque funciona em determinado lugar que funcionará em outro, mas essa forma mais leve e descontraída de abordar o futebol é no mínimo animadora.
Dois toques
📲 Bom pra Kwai. Flamengo encaminha patrocínio da Kwai para as mangas da camisa. O clube só aguarda a aprovação do Conselho Deliberativo para oficializar.
🗺️ Negócio da China. Sevilla é o clube europeu mais seguido em 2024 no Weibo, rede social mais importante da China.
🏟️ O maior trocadilho do mundo. Nova campanha do Bis “explica” o surgimento dos naming rights do estádio do São Paulo.
🤑 Coisa nossa. Vasco fecha maior patrocínio da história do futebol feminino do clube com o Guaraná Antarctica.
👕 Ele nunca erram. Venezia lançou uma coleção limitada inspirada um dos looks mais icônicos do Olimpíadas de 1984: o uniforme da equipe de atletismo dos EUA.
Escuta aqui! 🎧
Isso mesmo que você leu. Caso você sinta essa estranha necessidade, pode ouvir minhas mais variadas opiniões em áudio também. ⤵️